LITURGIA DO 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM

09/10/2010 16:35

 

OS DEZ LEPROSOS
 
A trama do Evangelho deste domingo não está em uma simples distinção construtiva entre pessoas agradecidas e pessoas ingratas. O assunto não é a cortesia ou as boas maneiras, mas a fé daqueles homens, sua relação com esse Deus em quem acreditavam. O protagonista será alguém duplamente marginalizado da sociedade: por ser leproso e por ser estrangeiro.
O pecado que se reprova neste Evangelho é precisamente o de não ter fé achando que se tem. Aqueles leprosos que não voltaram para agradecer Quem os havia curado, não eram estrangeiros, mas judeus; consideravam que tinham o "direito" de ser curados e que isso era o mínimo que "seu" Deus poderia fazer por eles. Então, aquela cura foi recebida como quem recebe seu correspondente pago pelos serviços prestados: Deus pagava com moeda de cura. E por isso, uma vez ajustadas as contas, Deus e eles estavam em paz, não deviam nada um ao outro!
No entanto, havia outro leproso que não tinha nem o passaporte judaico. Tal leproso era estrangeiro, sem direitos oficiais diante de Deus. Isso significava que, se acontecesse o que, de fato, aconteceu, não era mais que por pura generosidade, por uma graça imerecida, por um dom inesperado.
Efetivamente, não basta pertencer oficialmente a uma comunidade de salvação, como no caso dos judeus - e como no caso da nossa Igreja. Não temos um direito sobre Deus, até o ponto de poder cobrar por nosso serviço e nossa virtude com uma moeda das que não são desvalorizadas (luz, paz, saúde...). Se Deus nos concede qualquer graça, é por pura graça, sem que isso deva gerar em nossa vida cristã atitudes como as que Jesus denuncia veladamente naqueles leprosos que não agradeceram: a arrogância, a vanglória, a inércia e a rotina.
Aquele samaritano reconheceu Jesus, pediu-lhe uma graça, acolheu-a e depois agradeceu por ela. Foi um homem que aderiu ao Senhor com sua vida, assim como ela era: doente e estrangeira. E, em sua realidade concreta, foi alcançado pela graça.
Será que nós temos, partindo da nossa condição de estrangeiros e da nossa doença, a coragem de gritar também "Jesus, mestre, tem compaixão de nós!"?
Peçamos ao Senhor a graça de pertencer-lhes cada vez mais, acabando de vez com todas as nossas distâncias; peçamos-lhe que vende nossas feridas, acabando com todas as doenças que nos levam a enfrentar os outros, de fora, e dividem nós mesmos, por dentro. Que Maria Santíssima, Senhora de Aparecida, mãe dos NASCITUROS, olhe por nós e por nosso país! Amém (D. Jesus)

 

BLOG PE SÉRGIO

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.