DOM WILSON FALA SOBRE AS MISSÕES E A ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE PASTORAL

03/10/2010 20:14

 

Dois assuntos muito importantes ocuparão a nossa atenção no mês de outubro: Missões e a Assembléia de Pastoral.

 

Missões - Tradicionalmente o mês de outubro é dedicado às Missões. A Conferência de Aparecida apresentou elementos novos sobre a atividade missionária. Colocou a atividade missionária no centro da preocupação pastoral. Trata-se de uma atitude em nível pessoal e em nível pastoral. Em nível pessoal, destaca-se o testemunho e o engajamento de todo cristão católico em uma atividade evangelizadora. Em nível de grupo, todas as Pastorais, Associações, Movimentos e demais entidades não podem ficar satisfeitas com o que realizam. É preciso ir mais longe, chegar a ambientes até então não atingidos. O Documento de Aparecida vem alertar que toda atividade pastoral deve ser missionária. É o espírito missionário que levará a superar uma pastoral de mera conservação.

 

O espírito missionário, no âmbito da comunidade, levaria a superar algumas situações que não estão funcionando. Desta forma, todo membro da comunidade católica é convocado a ultrapassar um certo indiferentismo religioso que reina em nossa sociedade. Não pode, também, ignorar a situação das famílias em nossa sociedade – separações, filhos desorientados, segundas uniões. Não pode ignorar as condições em que o jovem é chamado a viver a sua fé. Com freqüência a Igreja se encontra longe dos ambientes freqüentados pelos jovens. Na área social também há desafios. Nossas cidades estão recebendo migrantes, vão aparecendo alguns bolsões onde há violência e pobreza. Há ainda o problema das drogas. O Documento de Aparecida convoca a todos para se colocar em estado permanente de missão.

 

Gostaria que o mês missionário também seja um momento para reassumir o compromisso de envolvimento com as Missões fora dos limites da diocese. Que sejam promovidos eventos para recordar aqueles que são missionários em terras estrangeiras. Que as Pastorais e Movimentos se reúnam para rezar pelos missionários.E fica a pergunta: a Diocese de Tubarão não poderia  enviar e manter missionários (padres, religiosos, leigos) em dioceses que tem carência de evangelizadores?

 

Assembléia Geral e Plano de Pastoral - Em outubro, ocorrerá também a Assembléia Diocesana de Pastoral. É o momento que marca o encontro das principais lideranças da Diocese para refletir sobre a sua caminhada. Haverá três momentos importantes na assembléia. O primeiro será uma avaliação das prioridades e da caminhada do último ano.O segundo momento será a programação das  prioridades e acontecimentos do próximo ano. Mas a Assembléia quer marcar, também, a retomada do caminho de elaboração do Plano Diocesano de Pastoral, que orientará a caminhada da Diocese nos próximos anos. Este processo foi interrompido quando D. Jacinto Bergmann deixou a Diocese. A elaboração deste Plano de Pastoral envolverá todas as Paróquias e Capelas (Comunidades), todas as Pastorais, Organismos, Movimentos e Associações. Todos estão convocados a refletir sobre a caminhada da Diocese e colaborar na elaboração do Plano Diocesano de Pastoral. Esta será uma tarefa que ocupará todas as instâncias da Diocese até o mês de julho do próximo ano. O objetivo é que se possa contar com a participação de todos na elaboração para que todos se sintam envolvidos na sua execução.

 


 

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.